Menu Principal

terça-feira, 10 de maio de 2011

Nascer de novo!

João 3
No capítulo 3 do evangelho de João é descrito o encontro de Nicodemos com Jesus. Nicodemos era alguém conhecedor da lei e possuía uma posição de destaque na sociedade em que vivia. Talvez por isso que foi falar com Jesus na calada da noite, pois Jesus era muito criticado pelos religiosos da época e ele provavelmente não queria se incompatibilizar com as demais autoridades eclesiásticas.
Apesar da sua aparente covardia ou vergonha de admitir que Jesus era um homem enviado de Deus, ele reconheceu o senhorio de Jesus.
O mestre ao falar, no versículo 3, com ele diz claramente que aquela convicção que ele teve que Jesus era um enviado de Deus vinha da parte do Espírito Santo, pois somente os nascidos de novo podem ver o reino. O interessante que, apesar de reconhecer Jesus como um homem de Deus, ele não entende a esplanação de Jesus sobre o nascer do Espírito. No verso 8 Jesus diz a ele que o Espírito é como vento. Nós o ouvimos, mas não sabemos de onde vem e nem para onde vai, ou seja, Deus nos revela suas verdades na medida que for necessária para um propósito que não sabemos. Muitas vezes sabemos o que devemos fazer, mas quando pensamos qual foi a lógica que nos levou a chegar a tal conclusão no que fazer, percebemos que não foi algo totalmente racional, mas que houve alguma revelação divina.
Tive um amigo e já ouvi outros relatos semelhantes, que, ao estar tentando achar uma solução para um problema, obteve a resposta em sonho ou teve a revelação da melhor opção derrepente, fazendo ou vendo alguma cena rotineira ou então simplesmente veio a sua mente.
O Espírito Santo é uma pessoa e se comunica conosco, basta o procurarmos. Ele quer nos revelar aquilo que precisamos saber para tomar as decisões certas. O problema é que não o buscamos e quando o buscamos ficamos querendo saber qual a lógica do que Ele nos disse. Não há como conhecer a verdade completa de Deus com nossos cérebros limitados. A única forma de ouvir, obedecer e viver as promessas de Deus é nos relacionando com Ele através da Fé e prática da sua palavra. Precisamos romper esse limite da racionalidade e transcender para a dimensão espiritual. No verso 6 do mesmo capítulo Jesus fala que as coisas do Epírito são compreendidas espiritualmente.
Alimente sua Fé através da leitura e meditação da palavra de Deus e depois a pratique incondicionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário