Menu Principal

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Sofrimento!

Jó 2:13 -" E assentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande."
Nem mesmo os amigos de Jó perceberam a profunda dor de seu amigo. O que torna o sofrimento de Jó ser mais difícil de ser digerido é quando vemos que tudo foi permissão de Deus sem, aparentemente, ele ter cometido nenhum pecado. A primeira coisa que me vem ao coração é que DEUS É SOBERANO e não podemos ver como Deus vê, o que vemos é em parte. Segundo ensinamento é que Deus NÃO MUDA e tal realidade pode tornar a acontecer com qualquer pessoa. E terceiro Deus ESTÁ NO CONTROLE E O FIM QUE ELE TEM PARA NÓS É O MELHOR.
Do sofrimento de Jó o fato que realmente me encomodou por muito tempo foi a perda dos filhos, pois a perda material e a enfermidade são totalmente substituíveis, mas um filho não tem substituição. Contudo, há pouco tempo, com a passagem para a glória de meu pai, Deus me ensinou que a morte é realmente lucro, como diz paulo em Filipenses 1.21. O morrer em Cristo é viver para o melhor, nunca para o pior. Seus filhos saíram dos braços de Jó e foram para os braços de Deus. Não há bem maior para um pai terreno que seus filhos sejam salvos e desfrutem a plenitude do amor de Deus. Perceba que no processo de sofrimento de Jó não houve nenhuma alma perdida. Na Bíblia, mesmo sua esposa, que incitou seu marido a blasfemar, não foi dito que ela foi condenada por sua atitude. Vemos no livro de Jó que ele temia o que lhe aconteceu, ou seja, ele precisava ser aperfeiçoado em sua confiança em Deus. No final do livro ele diz que antes ele ouvia falar de Deus, mas depois de sua provação e aprovação ele andou com Deus. Isto mostra o quanto foi importante para Jó passar pelo que passou, caso contrário sua Fé seria muito limitada e sem Fé é impossível agradar a Deus. 
Com o sofrimento Jó aprendeu a confiar mais em Deus, viveu uma prosperidade maior do que tinha, seus filhos foram salvos, suas filhas foram as mais belas da época e serve até os dias de hoje de exemplo de homem de Fé. Essas são algumas das muitas colheitas vistas na vida de Jó.
Jesus também foi tentado e sofreu sem culpa nenhuma. Jesus foi levado ao deserto pelo Espírito Santo.
A dor, quando estamos firmados em Cristo, é uma excelente ferramenta para sermos abençoados por Deus. 
Imagine um homem sem cultura e leigo com referência a investimentos financeiros. Se este homem viesse a receber uma herança de milhões o que poderia acontecer com sua vida? Quais as probabilidades de ele fazer essa herança multiplicar? Quais as probabilidades de a herança ser desperdiçada? Qual a probabilidade de ele ser consumido pela ganância, luxúria, inveja, etc?
Agora se este mesmo homem fosse doutor em finanças, que possui visão e experiências em empreendimentos. Qual seria seu desempenho com essa mesma herança? Se ainda ele fosse um homem experiente e temente a Deus, qual seria sua postura em face das tentações de ganância e poder que o dinheiro traz?
Na vida até mesmo as bênçãos vindas de Deus precisam de um preparo da nossa parte. Deus não pode entregar tesouros em nossas mãos enquanto não estamos preparados para recebê-los, caso contrário é suicídio. Deus nos conhece e sabe quão inconsequentes nós somos. Somos infantes perto de sua sabedoria e como tal Deus não pode nos expor aos perigos e artimanhas que o inimigo nos prepara, portanto ele gerencia nossos desertos e permite aquilo que somos capazes de suportar. Quem desiste e se entrega é porque NÃO FEZ o que Deus o ensinou. Sabemos o que devemos fazer na hora da angústia, se não fizermos fatalmente iremos sucumbir.
Vigie por a provação VIRÁ e isso é fato. Agora a escoha e sua em passar pela prova aplicando os ensinamentos de Deus e desfrutando de sua compania ou não.
Fique com Deus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário