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sexta-feira, 8 de julho de 2011

Gravação e Edição no PC

Fonte: http://www.homestudio.com.br/artigos/Art033.htm
Gravação e Edição no PC
I - Alguns conceitos iniciais
Sérgio Izecksohn
Masterizar um CD, restaurar antigas gravações e editar pistas de áudio no computador já não são mais tarefas exclusivas de grandes estúdios de última geração.
Com as novas interfaces e placas de áudio de 20 e 24 bit com qualidade sonora
profissional e custo relativamente baixo, os home studios realizam esses mesmos
trabalhos em seus PCs, usando programas como o Sound Forge (Sonic Foundry) e o
WaveLab (Steinberg) incrementados por fantásticos programas acessórios,
os plug-ins. A partir deste artigo, vamos aprender a dominar as principais técnicas
da edição do áudio digital.


O Sound Forge <www.sonicfoundry.com>, atualmente na versão 4.5, é o mais
usado e um dos mais completos editores de áudio para Windows.
É compatível com plug-ins Direct X, o que significa que pode
ser acrescido de inúmeros recursos – efeitos, equalizadores, compressores, filtros,
editores de CD, conversores e outros -- produzidos por diferentes
fábricas. Além de finalizar arquivos de som para CDs de
áudio, multimídia, Internet e outras aplicações, ele ainda
edita as pistas registradas em um software de gravação
multipista como o Cakewalk Pro Audio <www.cakewalk.com>
Podemos, portanto, usar em cada pista os recursos de gravação, mixagem e processamento de efeitos em tempo real do Cakewalk e os recursos de edição não-linear do Sound Forge.

Gravando. Arquivos estéreo ou mono podem ser gravados diretamente no Sound Forge.
Clicando na "tecla" <Record> abrimos a janela que configura a
gravação
(Fig. 1). Em <New...> definimos se o arquivo será
mono ou estéreo, 8 ou 16 bit e sua taxa de amostragem.
Música para CD é sempre estéreo, 16 bit, 44.1 kHz.
Outras aplicações usam outros formatos. Em <Mode>
escolha se cada take será gravado numa janela independente ou não. Ative <Monitor> e mande o som para a entrada da placa, monitorando-o nos LEDs e controlando o volume pela saída da mesa. Habilite <DC adjust>, verifique o tempo de gravação disponível em seu hard disk e mãos à obra. Vamos gravar.
Clique na tecla <Rec>, aguarde dois segundos para começar o som (vamos precisar desse trecho de silêncio mais tarde) e observe o movimento dos LEDs.
Se acender a luz vermelha com a palavra "Clip", grave de novo mais baixo. Ao terminar, clique em <Stop> (mesmo botão) e em <Close> para fechar a janela. Agora vamos salvar o arquivo em <File>
<Save as...>, dando-lhe um nome como "Som1.wav". Podemos começar a edição.

Normalizando.Nossas principais tarefas são nivelar o som, reduzir
ruídos, comprimir a dinâmica e cortar o início e o final.
Para que o material fique no máximo volume possível (0 dB),
primeiro vamos normalizar os seus picos. Contudo, para que não tenhamos surpresas como distorções em certos aparelhos de som, vamos limitar estes picos a –0,5 dB.
Em <Process> <Normalize> (Fig. 2) ajustamos o limite dos picos em –0,50 dB e escolhemos o modo <Peak level>.


Reduzindo ruídos.

Se a gravação contém um ruído de fundo constante, como o chiado de um disco de vinil ou fita cassete ou ruídos gerados pelo equipamento, podemos reduzir bastante o seu nível através do programa Noise Reduction.
Desenvolvido pela própria Sonic Foundry, este plug-in é aberto no próprio Sound
Forge. Atua por uma análise dinâmica das freqüências do ruído.
Primeiro marcamos o trecho inicial (1 a 2 segundos) de silêncio
(na verdade, ruído puro) arrastando o mouse sobre ele. Em seguida, no menu <Tools>, clicamos em <Noise Reduction> (Fig. 3). O comando <Get> mostra o gráfico com as freqüências do ruído; <Apply to all> garante a redução em todo o arquivo. Ok. Ouça como ficou. Não se trata de eliminar, mas de reduzir o ruído. Se não for suficiente, desfaça <Edit> <Undo> e refaça a operação. Nas setinhas à esquerda do botão <Get> escolhemos um nível maior ou menor de redução. Quando reduzimos o ruído em mais que 10 dB, os timbres do material gravado soam um tanto deformados, portanto devemos atuar com os ouvidos bem atentos. Durante a operação, podemos ouvir o que vai realmente ser retirado, clicando em <Keep residue> e <Preview>. Antes de dar OK, desabilite o <Keep residue>.
Comprimindo a dinâmica. Dinâmica são as variações de volume ao longo do material gravado. Cada mídia de gravação aceita uma diferente dinâmica. Por exemplo, sons de baixa intensidade num CD podem sumir numa fita cassete. Para que a sua música fique bem audível é provável que você tenha que comprimi-la um pouco. Você pode usar o compressor do Sound Forge, clicando em <Effects> <Dynamics> <Graphic> (Fig. 4). Ajuste os controles de <Threshold> (limiar da compressão), <Ratio> (taxa de compressão) e <Output gain> (ganho de saída) como num compressor tradicional em rack, mas lembrando sempre de não ultrapassar o limite de zero dB (ou –0,5 dB, como sugerimos), já que estamos no domínio digital. Comece experimentando com o Threshold em –10 dB, o ajuste de Ratio em 4:1 e o ganho em 7,5 dB. Depois, tente outras regulagens. Para saber o ganho de saída, aplique a seguinte fórmula: G = -T/R, onde G é o ganho, T é o valor do threshold (em dB) e R é a ratio. Ouça sempre o material do início ao fim após comprimir, em busca de distorções no áudio.
Para quem quer uma boa compressão sem ter que fazer contas, uma excelente opção é o plug-in L1 Ultramaximizer, da Waves (Fig.5). Instalado no micro, ele se abre no Sound Forge pelo menu <DirectX>. Ajuste apenas o <Out Ceiling> (nível máximo) em –0,5 dB, ative <Real-time>, ligue o <Preview> e vá movendo o <Threshold> enquanto ouve a música até achar a atenuação ideal dos picos de volume. Ouça todo o material antes de dar <OK>.
Cortando. Agora, só falta cortar as pontas e salvar o arquivo. Marque o trecho inicial de silêncio e aperte a tecla <Delete> no teclado do micro. Faça o mesmo no final. Para não começar a música com um estalinho, marque um trecho bem curto (centésimos de segundo) do início e acione <Process> <Fade> <In>. Ao final, marque outro trechinho e clique em <Process> <Fade> <Out>. Seu arquivo está editado. Agora só falta salvar. Aliás, salve a todo instante durante a edição. A segurança de nosso trabalho tem vários inimigos: os conflitos do computador, as companhias de energia elétrica...

Sérgio Izecksohn (sergio@homestudio.com.br) é músico, produtor e professor dos cursos do Home Studio

Publicado na Revista Backstage em 1999

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