Menu Principal

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Provérbios 28.7

Pv 28.7 - "O que guarda a lei é filho sábio, mas o companheiro dos comilões envergonha a seu pai."

Lei é sinônimo de palavra, de norma, de verbo, de Jesus. Jesus é a palavra, é a nossa lei, é a nossa vida. Guardar a lei é fazer a vontade de Cristo, é obedecer sua palavra. A palavra é alimento, é VIDA, é fonte de VIDA EM ABUNDÂNCIA. Portanto quem se alimenta de Cristo e cumpre o que aprendeu terá sabedoria e viverá seus benefícios.
O ato de alimentar-se implica em atitude pessoal de ir em busca de um alimento que existe e está disponível. Este alimeto, PARA UM ADULTO, poderá ser semeado e colhido ou caçado ou pescado.
Em qualquer uma das formas há necessidade de empenho e dedicação. Contudo o versículo nos alerta para não sermos comilões ou glutões.
Glutão significa comer em demasia, comer errado e isto faz mal. Comer demais implica comer qualquer coisa a qualquer hora e de qualquer jeito. Como tens te alimentado da palavra de Deus?
Quem tem uma boa alimentação escolhe, prepara e degusta o alimento.
Uma maçã pode ser um excelente alimento, porém deve estar limpa e madura. Uma maçã suja ou podre ou verde faz mal a saúde. Comer em demasia algo bom também poderá fazer mal, pois o organismos poderá se saturar. Até mesmo a água em demasia pode matar.
Na Bíblia vemos Jesus nos alertar a vigiar (observar, atentar),  a meditar (analisar, pensar sobre o assunto) e a orar (buscar orientação do alto). Diz a palavra de Deus que há tempo para tudo, mas quando se refere a oração, vigia e meditação na palavra Ela diz que devemos praticar isso EM TODO O TEMPO.
Entendo nesse versículo o perigo que corremos quando engolimos o que nos é ministrado em cima de um púlpito nas igrejas sem a devida digestão. Digestão essa que se inicia com uma boa mastigação.
Muitos alimentos tem boa aparência, mas ao colocarmos na boca percebemos que aquele alimento está estragado. Durante a mastigação percebemos que há algo de errado e assim temos a oportunidade de evitar engolí-lo e assim preservarmos nossa saúde.
Tome cuidado com o alimento e a quantidade dele que estás ingerindo. Uma boa dieta deve conter vários tipos de nutrientes e na quantidade certa. A palavra de Deus que é o PÃO DA VIDA contém prosperidade,
mas também escassez, contém prazer, mas também sofrimento, contém alegria, mas também tristeza.
Muitos Cristãos tem sido mole diante das dificuldades pois tem se alimentado de um evangelho de facilidades. Quando se deparam com os obstáculos acabam sendo surpreendidos e desistem. Não se engane A PORTA É ESTREITA. Jesus não declarou isso inutilmente.
Bom dia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário